Tableless

Busca Menu

AddThis: analisando as mídias sociais do seu site

Seja o primeiro a comentar por

Todo mundo que tem sites, principalmente blogs, querem colocar aqueles penduricalhos das redes sociais para que os usuários compartilhem ou guardem o conteúdo do seu site. Isso é muito legal, mas só quando você mede o retorno. Você precisa ter números para saber se os benditos dos botões estão te ajudando a trazer mais audiência, se não, do que vale colocá-los?

Faz um tempo que estou utilizando aqui no blog o serviço chamado AddThis. O funcionamento é muito simples: você se cadastra, configura quais botões você quer mostrar no seu site, ele te dá um código e pronto, você coloca no site e tudo passa a funcionar. Qual a graça? Simples: ele te mostra os números relacionados ao engajameno dos seus visitantes, mostrando como eles estão compartilhando o conteúdo do seu site. Coisa linda!

Alguns dados

Os dados que ele extrai são simples, mas muito úteis, por exemplo: você sabe quantas pessoas copiam a sua URL e compartilham com outras pessoas? E quantas dessas pessoas que receberam a URL, clicam e visitam seu site? Você sabe qual dos botões é mais usado? Ou qual tem mais “efeito viral”? Com esses dados você consegue saber que determinado conteúdo foi compartilhado 3 vezes, mas teve mais cliques que outro conteúdo, que foi compartilhado 30 vezes.
Com esses dados você passa a conhecer qual é a rede social mais influente para o seu site.

Veja um exemplo aqui do Tableless:
Visualização de efeito viral do AddThis

Perceba a relação entre o primeiro e segundo lugar dessa lista. O primeiro teve 212 compartilhamentos (shares), enquanto que o segundo teve apenas 79. Mesmo o segundo tendo apenas 79 shares, o “efeito viral” (adoro esse nome) é muito maior que o do primeiro, por que esses 79 compartilhamentos geraram uma relação de cliques maior que o primeiro colocado.

exemplo de tela addThis

Nessa imagem você percebe que vocês preferem copiar a URL no browser para compartilhar nas redes sociais, sem usar os botões para isso! Devo confessar que eu também faço muito isso em sites por aí… quase não uso os botões.

A única coisa que sinto falta é que não há um gerenciamento de botões no próprio sistema. Eu tenho que modificar o código todas as vezes que tenho que adicionar ou excluir um botão. Se fosse apenas um script que eu adiciono na página, seria melhor para gerenciar, mas por outro lado, também seria mais pesado.

Essa é uma das minhas descobertas nos últimos meses. Existem outros serviços que quero vou compartilhar com vocês em outos posts, que ajudarão na tarefa de capturar e analisar os dados que seus visitantes geram. Além do mais, informação é poder.

Publicado no dia