Tableless

Busca Menu

Browsers e seus diferenciais

Seja o primeiro a comentar por

Qual seria o diferencial dos browsers neste futuro próximo, quando todos terem ótimo suporte aos padrões? Brevemente isso não contará como diferencial. Bem como não contará como diferencial para um site, se ele segue ou não os Padrões.
Serviços. O diferencial serão quais serviços eles oferecerão. Quais facilidades darão ao usuário. Hoje em dia existem usuários fiéis tanto de Firefox quanto de Opera – e até Internet Explorer. Eu uso Firefox, mas apenas porque ele me oferece serviços que me agradam e facilitam minha vida. Mas há usuários que não trocam o Opera por nenhum outro browser.

Um exemplo interessantíssimo: Estes dias a Apple anunciou na WWDC novas idéias que farão parte de seu novo sistema operacional. Há uma característica curiosa que fará parte do Safari (navegador do sistema OSX) chamada Web Clip. Este seria um diferencial que faria usuários de Mac usarem Safari ao invés de Firefox ou qualquer outro. Idéias, serviços e facilidades.

As características dos browsers – pelo menos para Windows – de hoje em dia, são básicas. O Flock está andando para este lado mais inovador. Ainda não está 100%, mas ele é muito robusto e por causa de alguns pequenos detalhes eu não o tornei meu browser padrão.

O Internet Explorer está correndo atrás do prejuízo. Se ele for tudo isso que andam falando, ele será um browser que não precisaremos ter medo. O fantasma que ele representa, finalmente desaparecerá, abrindo caminhos para novas possibilidades para o desenvolvedor. Mas, ele precisará de muito mais para conseguir retomar (se conseguir) a fatia de mercado que perdeu.

Realmente, suporte a padrões web é um diferencial que agrada a apenas desenvolvedores. E isso deixará de ser diferencial daqui a pouco tempo. Isso é a obrigação dos fabricantes de browsers… É o mínimo que eles devem fazer, tanto pelo usuários quanto pelo pobre do desenvolvedor que sofre com problemas de compatibilidade.

O que fará os usuários finais usarem um determinado browser e não outro? Integração com algum serviço online? Velocidade? Extensões ou Plugins? Integração com o Sistema Operacional? Realmente, eu não sei… acho que as coisas começam a ficar mais interessantes a partir daqui… Idéias inteligentes e criativas, que realmente mudam a forma que o usuário se relaciona com a internet serão os verdadeiros diferenciais.

Publicado no dia