Tableless

Busca Menu

Internet Explorer dá lugar para o sucessor

Seja o primeiro a comentar por

Não é de hoje que a Microsoft tem mudado sua forma de pensar em vários assuntos ligados ao desenvolvimento web. Agora, a última novidade, é que você vai parar de ouvir o nome Internet Explorer nos próximos anos.

A Microsoft revelou que está planejando uma nova marca e um novo nome para um browser para Windows 10. O codenome do browser é Projeto Spartan. O novo browser Spartan será o browser padrão no Windows 10. Em Janeiro a Microsoft já tinha comentado sobre o novo motor de renderização que irá fazer parte deste novo browser e muito possivelmente no IE também.

Spartan é um browser desenhado para trabalhar entre os diversos dispositivos que rodam Windows 10, desde aparelhos com mouse até touch, gestos, vozes, controles, sensores etc.

1541.project-spartan-diagram

A ideia do Internet Explorer é que ele seja usado apenas para motivos de legado e compatibilidade. Não está ainda muito claro como o IE fará parte do Windows 10 ou se ele será apenas direcionado para versões corporativas. O que eles deixam claro é que o Internet Explorer não fará mais parte do futuro da Microsoft.

7041.psatwjpb-image4

O que o novo browser e o novo motor de renderização significa para os Devs?

  1. O novo motor Spartan será default no Windows 10, no Spartan e possivelmente no Internet Explorer. O motor será interoperável e o suporte e o roadmap pode ser visto aqui: http://status.modern.ie
  2. Os sites serão renderizados pelo novo motor, usando os padrões modernos. Os comportamentos específicos do Internet Explorer não serão suportados no novo motor. Se seu site depende do IE para funcionar, a Microsoft encoraja fortemente que você mude para os padrões mais modernos. Isso quer dizer que os famosos Hacks e possivelmente o prefixo -ms- não funcionarão.
  3. O objetivo da Microsoft é a interoperabilidade com os browsers mais modernos. Você pode testar o novo motor via http://remote.modern.ie.

A ideia é não ficar em pânico. Eu aconselho esquecer o Spartan até que ele comece a pipocar no seu analytics e ainda assim mantenha em mente a compatibilidade de dois IEs antigos. Eu sempre suporto o IE mais novo, no caso hoje o 11, e duas versões anteriores, ou seja, o IE 10 e 9.

Se for para melhorar nossa vida, mesmo que seja daqui há alguns anos, não importan, eu voto pelo sucesso do novo Spartan.

Publicado no dia