Tableless

Busca Menu

Validar é importante?!

Seja o primeiro a comentar por

Não sei se você já parou para pensar neste assunto, mas validar seu código é importante? Se é importante, o quanto ele é importante?

O que é validar? O que faz de miraculoso o validador do W3C quando você coloca o endereço do site e clica no botão?! Nada. Ué. Nada que você não saiba fazer também. Ele apenas – escute bem – verifica a sintaxe do seu código XHTML/HTML. Sabe aquele código “bonito” que você escreveu em alguma madrugada dessas? Ele te mostra o que está escrito errado. Mais nada. Só isso. Finito. Foi-se. Já era. Diga tchau Lilica, tchau Lilica.

Hoje, a causa mais importante (se não a única) de validar um documento XHTML é aquela história de tudo um dia ser baseado em XML/RDF e tudo mais. Isso ainda não é certo. Há uma série de discussões por debaixo dos panos sobre esta intenção e a possibilidade de adotar um pseudo HTML 5. Todos que trabalham ou já trabalharam com XML sabem que se você cometer o menor erro de sintaxe, o XML simplesmente pára de trabalhar. Ele é chato. Você precisa validar o XML, precisa escrever tudo certo, correto, na mais perfeita ordem.
Não estou dizendo que você não precisa escrever corretamente um HTML, longe disso. Não me entenda mal.

Validação também não mede o nível de semântica do seu código. Ele não vai te falar que você colocou um p onde deveria ser um h3. Isso não existe. Semântica além de significado é bom senso. O melhor robô para verificação de semântica é você. Certo, pode pedir para aumentar o salário. 🙂

A linguagem de marcação que iremos utilizar como padrão ainda é muito incerto. Eu uso XHTML. Já o Bruno Torres usa HTML 4. Não há vantagens para nenhum dos dois. Os dois estão usando praticamente o mesmo código sem nenhuma vantagem espetacular que os faça mudar de idéia.

Moral da história: Validar não é tão importante como alguns dizem. Ainda. Um site validado não é digno de honras e méritos. Mas validar um documento não faz mal a ninguém e te ajuda a manter a ordem no código. Isso sim pode servir como diferencial. Criar um código bom, enxuto com sintaxe bem feita não é para muitos. Ter um código válido, só serve pra dizer que ele não tem erro de sintaxe alguma e claro agradar o chefe/cliente. Apenas isto.

Mais do mesmo:

* Facilite a sua vida e assine nosso FEED no seu agregador favorito!

Publicado no dia