Os websites precisam parecer iguais em todos os browsers? Claro que não. Aí você fala assim: “Diz isso para meu chefe ou meu cliente.” Eu até posso dizer, mas aí eu estaria fazendo o seu trabalho.
Uma das obrigações atuais do desenvolvedor client-side é educar e convencer. Não venha me dizer que isso é quase impossível porque eu já sei disso. Mas ninguém disse que é totalmente impossível, correto? Você vai encontrar muitos obstáculos, tenha certeza disso, mas você vai conseguir mudar a web brasileira e a do mundo se fizer isso e fizer bem feito.
Não estou dizendo para você chegar de supetão, colocar a mão na testa do seu chefe/cliente e dizer: “Sai desse corpo, Internet Explorer, porque ele não te pertence!!” Isso seria legal de assistir, mas você certamente seria demitido. Estou dizendo para você se armar. Se municie de números, estatísticas… saiba quanto o pessoal da sua área está trabalhando mais para fazer o projeto funcionar em browsers antigos e quanto de dinheiro está provavelmente sendo perdido no processo.
A conta é simples: calcule o seu valor hora e o valor hora dos seus colegas de projeto. Coloque impostos, coloque tempo extra etc… Depois multiplique esse valor pela quantidade de horas que vocês gastaram para arrumar layouts em browsers antigos e por quanto tempo vocês gastaram para deixar tudo exatamente igual em todos os browsers. Inclue o tempo gasto para recortar imagens, procurar plugins em javascript milagrosos, o tempo que você passou solucionando os problemas de estruturação e etc, tudo isso deve contar no número final das horas. Faça um dossiê. Não precisa ser muito longo, mas precisa ser exato! Precisa conter todas as dificuldades que vocês tiveram que resolver para tentar deixar os browsers com os mesmos efeitos que os browsers novos. Depois disso tudo, em uma hora apropriada apresente para o seu chefe.
Para ajudar fizemos um PDF que explica exatamente quais as soluções vocês precisam adotar e alguns outros assuntos que seu chefe precisa saber para entender melhor esse conceito todo. Você precisa entender esse é um caminho longo. Você não (ou vai) convencer seu chefe/cliente de primeira. Isso depende muito do seu perfil e do perfil deles. Mas com certeza, se você levar informações relevantes e maduras as chances serão grandes, já que ninguém gosta de perder dinheiro.