Tableless

Busca Menu

Domínio Gratuito existe, mas, devo usá-lo?

Seja o primeiro a comentar por

Toda pessoa que produz conteúdo na internet tem, pelo menos, 1 desejo unânime: Que seu conteúdo seja visto. Para isso existem diversos caminhos a trilhar, como é o caso das normas de otimização para as ferramentas de busca, também denominado SEO. Um dos pontos chave para isso é o domínio, ou, para os menos familiarizados, o “nome” do site.

Porém, um problema sempre é encontrado para os iniciantes nessa área: dinheiro. Acho que você já deve ter escutado de um amigo ou conhecido seu aquela famosa frase: “Quero começar a produzir um conteúdo para internet, mas sei lá, não to muito afim de gastar uma grana.”. Isso acontece, e eu diria que é até com uma certa frequência.

E aqui vai a pergunta: Como eu consigo produzir conteúdo, mas sem gastar praticamente nada?

Para a resposta nós temos um leque de opções: Aplicações (sites) que fazem sites online e geram para o “cliente” um nome/domínio no final, com um prefixo gratuito. Também existem as hospedagens gratuitas que repetem o mesmo processo, dão aos usuários um domínio com um determinado prefixo. E também há os sites que oferecem o domínio gratuito.

Preciso de um outro domínio para meu site, devo usar um gratuito?

A resposta é simples: Não.

Vamos entender o porque disso: Leitores, clientes e usuários precisam ter confiança para acessar seu site. Passar a impressão de confiança é tudo, e é claro, você não consegue isso usando um domínio: www.meusitesuperlegal.tk . Isso não existe. Domínios são praticamente moedas de 2 caras, ou eles atraem, ou eles espantam.

Você está começando com seu blog e o domínio dele apresenta blogspot.com.br, saiba que isso é uma vantagem. Lembre, você está começando do zero, e, ainda mais, não está gastando nada. Não mate logo de inicio seu blog utilizando outro domínio gratuito, dê privilégio à aquele prefixo wordpress.com ou até mesmo blogspot.com.br. Saiba que, por serem bons prefixo gratuitos (inevitável) são de empresas privilegiadas, e que, por um bom SEO, talvez seu blog ou site apareça logo e início nos motores de busca. Quantas vezes você já procurou algo “estranho”, dificilmente encontrado no google e logo na primeira página aparece um blog com o prefixo blogspot.com.br trazendo todo o conteúdo que você precisava?

Domínio com localidade e idioma é importante.

Se seu conteúdo apresenta característica nacional, com toda certeza opte por um domínio .com.br. Quando se faz uma busca com preferência em localidades e idiomas o .com.br faz a festa. Não estou, de maneira alguma , dizendo que .com ou .net não conseguirão correr ao lado, mas, sejamos realistas, domínios brasileiros devem ser identificados como tal.

E, esse é o ponto crucial que os domínios gratuitos com certeza não oferecem. Como por exemplo, o domínio .tk é destinado ao sites usados na Polinésia. Diferença notável.

Confiança é tudo

Coloque a seguinte situação: um usuário que navega na internet procurou por certo conteúdo e no resultado apareceram 2 sites com as mesmas “palavras chave” da pesquisa realizada: Um com um domínio .com.br e outro com um domínio gratuito e “estranho”. Não se sabe, talvez os 2 sites apresentem conteúdos ricos e importantes, mas, por uma questão de segurança, esse usuário vai optar pelo domínio .com.br.

Entenda que um domínio gratuito pode ser usado por qualquer um, em qualquer lugar para qualquer site. Ao contrário disso, domínios pagos, como eu citei no exemplo (.com.br) são, geralmente comprados pra quem realmente tem o interesse de passar confiança e importância ao conteúdo que produz.

Mas, lembre-se, pessoas má intencionadas podem tanto usar domínios gratuitos quanto domínios pagos, mas, por questão de “acessibilidade financeira” optam pelo gratuito. Essas pessoas geralmente são os famosos “lamers” que ficam procurando como produzir um conteúdo que “machuque” a maquiná ou até mesmo o próprio usuário que acessar aquele site, e quando conseguem produzir tal conteúdo querem o mais rápido possível espalhar pela web, e então, o domínio gratuito que pode ser adquiro facilmente acaba sendo a “bola da vez”.

Domínio gratuito NÃO É encurtador de URL.

Não tenha a impressão errada. Entenda que isso: Seusite.rel7.com é diferente disso: http://goo.gl/KNkntr.

Encurtadores de URL surgiram na internet com o propósito de realmente fazer honra ao seu nome: encurtar urls. Eles fazem basicamente aquele URL imensa ficar pequena, e que assim, você possa colocar em diversos locais. Muitas vezes por causa de geradores, URLs ficam com 100 caracteres, usando um encurtador ela cairia para 10 caracteres.

Concluindo

Se você quer produzir conteúdo pra internet, honre o que você produz. Eu entendo que ninguém gosta de “testar” algo novo já gastando dinheiro. Mas entenda, investir pelo menos num domínio não sai nada caro, e se você crê que seu conteúdo vale ouro pode ter certeza que esse investimento vai virar lucro.

Usar um domínio pago gera ao cliente confiança. É disso que você precisa para ele acessar o que você produz e assim fazer com que você se torne conhecido.

Evite, evite ao máximo o uso de domínios gratuitos, caso você consiga, nunca os use. Construa um bom domínio baseado no seu conteúdo e para qual localidade e publico alvo ele está destinado.

E lembre-se, SEO é um grande conjunto de normas, e, um bom domínio é uma delas. Trabalhe bem em cima dele que você com certeza verá o retorno e a gratificação por estar produzindo um bom conteúdo na internet.

É isso, abraços.

Publicado no dia