Multi-idiomas com PHP sem banco de dados

Não é de hoje que a internet quebrou as barreiras da comunicação e é um dos maiores fatores decisivos quando queremos comprar, vender, ter entretenimento, empreender, aumentar nosso conhecimento, conhecer pessoas/lugares e realizar negócios. Levando em consideração que no mundo temos mais de 190 países, imagine quantos internautas com idiomas diferentes podemos nos comunicar. Neste
Multi-idiomas com PHP sem banco de dados

Não é de hoje que a internet quebrou as barreiras da comunicação e é um dos maiores fatores decisivos quando queremos comprar, vender, ter entretenimento, empreender, aumentar nosso conhecimento, conhecer pessoas/lugares e realizar negócios. Levando em consideração que no mundo temos mais de 190 países, imagine quantos internautas com idiomas diferentes podemos nos comunicar.

Neste artigos vamos utilizar um cenário muito recorrente. Diversos sistemas web e websites são desenvolvidos pensando somente em um único idioma e isso impossibilita que usuários estrangeiros possam navegar de maneira confortável, por isso acabam desistindo da navegação e muitas vezes diminui o interesse pelo assunto. Mas isso tem uma solução e abaixo mostrarei como ter diversos idiomas em sua aplicação PHP de forma organizada e sem a necessidade de banco de dados.

Abaixo você encontrará 5 etapas didáticas para você implementar o multi-idiomas a sua aplicação PHP.

1 – Organização dos arquivos

Crie uma pasta “traducoes” na raiz do seu projeto e os seguintes arquivos dentro dela:

  • tradutor.php
  • pt-br.php
  • en-us.php

Caso queira mais idiomas você poderá criar seguindo a mesma organização.

2 – Alimentando nossos arquivos de tradução

Ambos devem conter as mesmas variáveis para que o nosso script PHP entenda e desenhe os dados corretamente. O conteúdo de cada idioma seguirá a mesama estrutura porém com conteúdos serão diferentes, como no exemplo abaixo:

Conteúdo arquivo: pt-br.php


Conteúdo arquivo: en-us.php


3 – Criando a lógica em PHP para controle de idioma na $_SESSION

Repare que na etapa anterior os dois arquivos possuem as mesmas variáveis. Porém com conteúdos do seu respectivo idioma. Agora, vamos criar o nosso script PHP que controlará qual idioma será exibido.

Conteúdo arquivo: tradutor.php



4 – Como Alterar o Idioma

Utilize o método GET para alterar o idioma. Através de um link apontado para sua própria página, como o exemplo abaixo:

5 – Finalizando e testando nossa implementação

Agora basta você incluir no topo de sua pagina PHP o código que sera responsável por controlar o idioma que os usuários poderão navegar.


E por final, seu código (PHP/HTML) ficará parecido com o abaixo:



	
		
		
	
	
	
		
	

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *