Se você é empreendedor ou gestor de um negócio, muito provavelmente já deve ter ouvido falar na sigla UX. Afinal, cada vez mais as empresas estão explorando o termo e descobrindo novas estratégias a partir dele.
Um trabalho eficiente de UX faz com que um site se torne mais responsivo, tenha um design funcional e facilite e enriqueça a jornada de um usuário na plataforma.
Ou seja, o UX envolve tudo que gera uma boa experiência para o cliente, enquanto ele navega no seu website, seja para conhecer mais sobre as informações da sua empresa, adquirir um produto ou serviço ou até mesmo para ler um conteúdo relevante.
O UX é semelhante ao processo de “arrumar uma loja para o seu cliente”. Imagine a seguinte situação: você tem um estabelecimento que vende produtos de segurança, seja itens como equipamento de proteção individual, SPDA para raio, entre outros.
Nessa situação, se um consumidor interessado entra na loja e não encontra obstáculos em nenhum sentido, ele com certeza ficará satisfeito e irá comprar algum produto ou voltar novamente à loja.
A mesma coisa vale para um site. Se um usuário vê facilidade no acesso e uma boa usabilidade e responsabilidade, ele também estará plenamente satisfeito.
E se você quer conhecer mais sobre essa sigla, então neste post iremos falar mais sobre o UX e te mostrar a sua importância. Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar neste post! Vamos lá?
Afinal, o que é o UX?
A sigla UX é uma abreviação de user experience, que por sua vez, pode ser traduzido como experiência do usuário.
Basicamente, o UX se trata de um conjunto de estratégias e ações que se preocupam em entregar uma boa experiência ao usuário, por meio de um design responsivo, agradável, organizado e intuitivo.
Sites como o da Coca-Cola, Nike, Netflix e Facebook, por exemplo, investem grandemente em práticas de UX para garantirem a experiência de todos os usuários que navegam pelas plataformas.
Não importa se um cliente irá acessar por um computador, tablet ou smartphone, a funcionalidade e as informações serão sempre claras e precisas.
Resumindo, o UX é um dos principais fatores para ajudar a fidelizar clientes e fazer com que eles sempre voltem para buscar aquela experiência agradável novamente.
Se você tem um site para a sua empresa de quiosque de madeira, o UX pode não apenas ajudar na satisfação dos clientes, como também é possível atrair, se relacionar, se posicionar nos mecanismos de busca e agregar valor à imagem da sua marca!
Por que as práticas de UX são importantes?
As estratégias e práticas de UX já se expandiram entre as empresas e profissionais ao redor do mundo. Afinal de contas, elas podem trazer ótimos resultados!
Com uma interface otimizada, é possível gerar mais valor para o público que o seu website concentra.
Imagine um website que vende sensor de temperatura e umidade : muitos usuários podem navegar em sua plataforma, mas sabemos que nem todos estão prontos para tomar a decisão de compra ainda.
Por essa razão, as práticas de UX podem impulsionar a jornada de compra dos clientes e aumentar as chances de vendas e alcance dos objetivos!
Com o User Experience, é possível aumentar a taxa de retenção e engajamento dos clientes com a marca, além de fortalecê-la e torná-la mais posicionada com os mecanismos de pesquisa, como com o Google ou o Bing, por exemplo.
Agora que você já sabe o que é UX e qual a sua importância, o que acha de aplicar essa estratégia em seu negócio e se destacar? Gostou do nosso post?
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.