Domigo fui em um restaurante chamado Outback. Já foi? Se não, tenta ir. A comida e o atendimento são excepcionais. Mas o ponto é outro… Estava fazendo um pedido para a moça que estava nos atendendo. Fiz meu pedido com uma pequena observação: eu queria que meu sanduíche viesse sem bacon. E ela anotou uma observação abaixo do meu pedido, mais ou menos assim: E380A.
Achei estranho e como bom curioso, perguntei para ela: – Moça, não era melhor escrever SEM BACON?
Por sua vez ela respondeu: – Mas é normal, já decorei, temos que escrever os pedidos assim.
Outro dia aconteceu a mesma coisa, mas foi em outro restaurantezinho daqui de São Paulo (Habibs) e em vez de papel e caneta, o garçom estava com um PocketPC. Entrei, sentei, fiz meu pedido para um dos garçons, que era novo na área e se embolou todo para anotar. Depois, ele veio se desculpar e falou: – É que sou novo aqui, e tem uns códigos para decorar. – Códigos? E lá vai eu de novo perguntar: – Que códigos?
O garçom esticou o Pocket e me mostrou: Havia o cardápio inteiro ali, acontece que por exemplo, se você pedisse um suco de laranja, em vez de clicar no nome SUCO DE LARANJA (que não existia) ele clicava em algo parecido com isso: L2320.
Para que simplificar se podemos complicar? 🙂
O pessoal que fez o sistema não poderia simplesmente ter feito uma interface onde o garçom só clicasse no nome do prato que o cliente pediu e pronto? O garçom não precisaria ficar decorando códigos intermináveis e o atendimento seria muito melhor para o consumidor. A empresa também economizaria em treinamento. E o garçom ou quem estivesse ali te atendendo, não precisaria ficar tão inseguro ao anotar seu pedido. Fora que seu pedido não viria errado.
Muitas vezes fazemos a mesma coisa com o desenvolvimento web. Ainda mais quando estamos usando Padrões Web. Já complicávamos quando usávamos Tables… Agora, usando algo simples, conseguimos complicar também. Em vez de por 2 divs, o pessoal coloca 4. Em vez de usar borda, colocamos uma imagem ou até um div vazio com uma altura definida.
SIMPLIFICAR minha gente, é a segunda alma do negócio, a primeira como já dito, é a semântica. Tente sempre encontrar um caminho mais fácil do que você já encontrou. Vai chegar um momento em que você saberá de cor e saltiado as soluções mais simples e compatíveis com os browsers, sua produtividade aumentará e seu método de trabalho se padroniza. Isso é importante para trabalhos em equipe e projetos longos, com padrões de layout complicados e muito diferentes uns dos outros.
KISS – Keep It Simple Stupid. Procure na web por isso e seja feliz.