Sobre nomes e sobrenomes

Nomenclatura no desenvolvimento web é um assunto que muitas vezes é ignorado pela maioria dos profissionais. E é o que muitas vezes causa problemas no decorrer do projeto. Escolher nomes adeqüados, tanto para arquivos quanto para nomes de variáveis, identificação de elementos, seções e etc, é tão importante quanto qualquer outra parte do projeto. Este pequeno detalhe pode ser o começo de uma grande confusão sem volta. Imagine um site simples com elementos básicos como um cabeçalho, uma coluna na esquerda, uma coluna no meio para o conteúdo e outra coluna no lado direito, e por último o rodapé.

por Diego Eis 16/07/2006

Nomenclatura no desenvolvimento web é um assunto que muitas vezes é ignorado pela maioria dos profissionais. E é o que muitas vezes causa problemas no decorrer do projeto.

Escolher nomes adeqüados, tanto para arquivos quanto para nomes de variáveis, identificação de elementos, seções e etc, é tão importante quanto qualquer outra parte do projeto. Este pequeno detalhe pode ser o começo de uma grande confusão sem volta.

Imagine um site simples com elementos básicos como um cabeçalho, uma coluna na esquerda, uma coluna no meio para o conteúdo e outra coluna no lado direito, e por último o rodapé.

Ao criar a estrutura XTHML para este site, o primeiro nome que vem a cabeça para nomear, por exemplo a coluna da esquerda é: id=”colunaesquerda”. Ou algo parecido, não é?

Este nome, com certeza é muito sugestivo e objetivo. Mas, infelizmente, pode lhe trazer problemas sérios. Suponha que este site seja feito com CSS, que lhe dá facilidade para mudar o layout facilmente mudando algumas linhas de código. Você ou seu cliente resolve que o site deve mudar um pouco de visual. Que a coluna da esquerda, deveria agora ficar do lado direito, e vice-versa.

Então, você localiza no CSS o objeto chamado #colunaesquerda e o posiciona à direita. Localiza o objeto #colunadireita e o posiciona à esquerda. Conseguiu calcular o problema? O elemento #colunaesquerda não é mais a coluna da esquerda, ele está alinhado agora a direita. Não parece estranho um objeto se chamar #colunaesquerda estar alinhado à direita?

Imagine o trabalho que será mudar este nome nos arquivos? Provavelmente você fará um post-it com esta observação e guardará embaixo do teclado, onde ele ficará esquecido até a próxima limpeza da faxineira.

Ter bons nomes é uma questão de semântica. Não é raro acontecer casos como o citado acima. Isto pode se tornar uma bola de neve. Uma vez errado, ficará errado até o final do projeto, e quanto mais tempo o erro continuar, mais dificil será corrigi-lo. Por isso, preste bem atenção quanto a nomenclatura de elementos.

Uma dica que sempre dou aos alunos aqui nos cursos, é nomear os elementos da página de acordo com sua função: Se na coluna da esquerda houver o menu principal do site, nomeio o div como #menuprincipal ou simplesmente #menu. Se a coluna da direita houver publicidade por exemplo, nomeie esta coluna como #publicidade e não #colunadireita. Isso evitará muito transtorno durante o desenvolvimento do projeto. Nomeie os elementos de acordo com sua função.

Esta regra de nomeclatura também pode ser aplicado à arquivos. Já falei aqui sobre Modulação de CSS. Se você irá criar arquivos CSS individuais para cada seção do site, nomeie de acordo com a função da seção do site. Se é um CSS que irá formatar o menu principal, o arquivo poderia se chamar menuprincipal.css. Nem preciso dizer que nomes como menu_principal_coluna_esquerda.css __não são boas pedidas.

Lembre-se que nomenclatura dos elementos pode ser questão de semântica. É coisa séria e pode trazer muitos problemas se não for pensado direito. Gaste uns segundos a mais para elaborar nomes melhores. Não dói e previne dor de cabeça.