Tabelas semânticas

Você já deve saber que o desenvolvimento utilizando Padrões Web preza pela Semântica no código. Todo código que você escrever deve dar algum significado ao conteúdo. E toda tag sem sua função específica e te ajuda a formar um código mais esperto e legível. Alguns elementos por dependerem de várias tags para ter um funcionamento

Você já deve saber que o desenvolvimento utilizando Padrões Web preza pela Semântica no código. Todo código que você escrever deve dar algum significado ao conteúdo. E toda tag sem sua função específica e te ajuda a formar um código mais esperto e legível.

Alguns elementos por dependerem de várias tags para ter um funcionamento pleno, acabam sofrendo com o desinteresse dos desenvolvedores em entender melhor os diversos objetos que compoem um determinado elemento. Um caso bastante comum, além dos Formulários, é a formação das TABLES.

Normalmente, escrevemos uma tabela mais ou menos assim:

Para nós que enxergamos bem e conseguimos fazer uma breve interpretação de texto, conseguimos entender na maioria das vezes qual o assunto das tabelas na página.

Mas e o Google? E o leitor de tela do cego?

Por isso, a tabela tem algumas tags que ajudam o desenvolvedor a dar mais informação sobre o conteúdo daquela tabela.

Há algumas tags que iremos acrescentar em nossa tabela para dar essa informação extra ao visitante, seja ele ser humano ou robô.

SUMMARY – Dizendo do que se trata a tabela

O atributo summary é colocado na tag TABLE. Ela serve para indicar do que se trata aquela tabela, dizendo sua utilidade e que tipo de informação está descrevendo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *