Um 2009 sem fôlego

Este foi um ano de batalhas como qualquer outro. Mas 2009 está chegando e quem sabe qual será o caminho que o desenvolvimento web irá percorrer?

por Diego Eis 01/01/2009

O ano de 2008 foi um ano parado para o Tableless. Na verdade foi um ano parado para os Padrões Web. Ok, na verdade não foi tão parado assim. Mas digo, não houve mudanças drásticas, ou o CSS 3 foi lançado e eu não estou sabendo?

Mesmo assim o ano que passou foi de grandes mudanças em outros setores que influenciam muito o desenvolvimento web. Uma dessas mudanças em especial foi o avanço da telefonia móvel. E não estou falando do iPhone em si. Mas de todo o zum zum zum que rola até hoje depois do seu lançamento. As fabricantes estão ficando espertas e os celulares mais espertos ainda (entendeu? smartphone, smart, esperto, ahn, ahn? =^D). Isso quer dizer que a partir do ano que vem (na verdade já era para você estar fazendo isso), já devemos planejar os sites para funcionar em dispositivos móveis. Não só para iPhone, mas para todo mundo.

Faz tempo que o Tableless deixou de ser um site só de tutoriais. Queremos tratar de coisas mais nobres aqui. Claro, nosso objetivo é ensinar, e fazemos muito isso, veja na página Aprenda, no Campus Online, e por todo o site do Tableless. Temos conteúdo de sobra. Mas o que me preocupa não é tanto o nosso nível técnico, mas o tesão que nós sentimos pela profissão, pelo assunto. Já disse várias vezes que tesão não é só para sexo.

Durante muito tempo eu tenho testemunhado durante minhas aulas e palestras a quantidade de profissionais que estavam ali porque o chefe mandou ou porque chegou até aquela palestra porque a empresa pagou. Simplesmente falta interesse, e sem interesse, não há curiosidade. O resto você já sabe.

Por isso, que não quero tratar apenas sobre tutoriais e apostilas, mas também sobre mercado, metodologias, idéias, produtividade. É discutir sobre a profissão no brasil. É aprofundar mais o conhecimento de como construir sites utilizando os Padrões em pequenas, médias e grandes empresas. É entender quais são os obstáculos dos Padrões Web aqui no Brasil e ajudar.

Todos sabem que eu sou sócio da Visie, juntamente com o Elcio. Este ano haverá muito jabá nosso aqui, os puristas e arranjadores de problemas que se preparem. Nós desenvolvemos um lugar muito bacana chamado Campus Online. Alguns de vocês já conhecem. Ele será nosso “servidor de vídeos”. Aqui no Tableless haverá um vídeo por dia, grátis, que será puxado do Campus Online. Fizemos um script para que você possa colocar no seu site se quiser, segue abaixo:



Ali onde tem o número é a largura do vídeo. Ele puxará o vídeo e as informações como título e descrição. Assim como aparece na home do Tableless.

Aproveitei tudo isso para colocar no Tableless o WordPress 2.7, que está um chuchuzinho. Fizeram muitas, mas muitas alterações no design e em algumas Template Tags.

Existem centenas de posts aqui do Tableless que são bem antigos. Vou levar muito tempo para organizá-los. Muitos deles são da época de antes do WordPress, e precisam ser categorizados e tagueados. Isso é importante para que os posts relacionados funcionem perfeitamente e que você consiga achar mais conteúdo navegando pelo site.

Há muitas mudanças que precisamos fazer ainda, mas essas vou deixar pra fazer com mais calma e sem sono. Por agora, sua opinião será muito importante e se houver qualquer sugestão, por favor, me diga.

Que em 2009 você fique sem fôlego.

Os usuários de IE6 que me desculpem, mas eu não irei mais dar suporte a este navegador aqui no Tableless. Se quiser ver o site da melhor maneira possível, tente utilizar um browser decente como Firefox, Opera ou Safari.