Tableless

Busca Menu

WebPlatform.org – Por uma Web documentada!

Seja o primeiro a comentar por

webpatform.org
É bem comum aos desenvolvedores Web, frequentemente recorrer a fontes de informações e referencias em sua rotina de trabalho. Além de o conteúdo ser extenso demais para ser decorado com precisão, ainda está em constante atualização. Muitas vezes as fontes de referencia são descentralizadas fazendo que recorramos a sites diferentes para consultar essas informações.

webplatform.org

Pensando em solucionar este problema a comunidade webplatform.org trás a simples proposta de documentar a web. Um pouco pretencioso certo!? Nem tanto: Essa “biblioteca“ será alimentada por uma comunidade de desenvolvedores assim como você. Qualquer um pode contribuir, bem como em um Wiki. Dessa forma poderemos acompanhar as atualizações, normas para web (Web Standards), referencias, sintaxe e outras informações em um único lugar.

“We are an open community of developers building resources for a better web, regardless of brand, browser or platform. Anyone can contribute and each person who does makes us stronger. Together we can continue to drive innovation on the Web to serve the greater good. It starts here, with you.”

Fonte: webplatform.org

Tradução: “Nós somos uma comunidade aberta de desenvolvedores de recursos para uma web melhor, independentemente do navegador, da marca, ou plataforma. Qualquer um pode contribuir e cada pessoa que o faz, torna-nos mais fortes. Juntos, podemos continuar a impulsionar a inovação na Web para servir ao bem maior. Tudo começa aqui, com você.”

Com essa definição ficou clara a proposta da comunidade webplatform.org e a sua importância nesse processo. Nesse link: Getting_Started você descobre como pode contribuir com a comunidade.

A ferramenta é nova e está em fase Alpha, portanto ainda não conta com um vasto conteúdo, mas se você tem algum conhecimento pertinente faça a sua parte e contribua!

Uma pergunta que deve estar lhe ocorrendo: “Como confiar totalmente no conteúdo uma vez que se trata de uma comunidade aberta?”. Por trás dessa ferramenta temos apenas: W3C, Adobe, Google, Microsoft, HP, Mozilla, Opera, Apple e outros… E agora, se sente mais seguro?

Fontes:

http://thetechjournal.com/internet/big-players-join-hands-to-build-single-knowledge-repository-for-web-developers-and-designers.xhtml

http://www.webmonkey.com/2012/10/w3c-helps-you-build-a-better-web-with-web-platform-docs/

http://docs.webplatform.org/wiki/Main_Page

Publicado no dia