Essas são alguma anotações que fiz sobre a palestra da Patricia De Cia no 16 Encontro Locaweb em Porto Alegre.
Agoras as cidades são Rio de Janeiro e São Paulo!
- Telefone sem fio é bem ruim no desenvolvimento com UX
- As startups mudaram o método da estratégia de UX, usando o movimento LEAN para agilizar sua produção.
- O movimento Lean:
- Reduza o Desperdício
- Fracasse rápido
- Aprenda rápido
- Mínimo produto viável
- Entrega contínua
- Métrica AARRR. São métricas de engajamento
- Ciclo: Learn, Build, Measure
- Para que serve UX? Solucionar problemas e necessidades dos usuários e proporcionar uma experiência de uso prazerosa.
- Nós fazemos UX com uma série de disciplinas:
- Pesquisa com usuários
- Arquitetura da informação
- Estratégia de conteúdo
- Design de interação
- Design visual
- Teste de usabilidade
- Como fazíamos? Concepção -> Especificação -> Verificação
- Gastávamos muito tempo fazendo wireframe, fazendo especificações…
- o LEAN traz uma abordagem mais simples: cria visão comum, colaboração radical, valorização do aprendizado.
- coloque todo mundo de um mesmo projeto, numa mesma sala, discutindo um problema comum
- inclua todo mundo envolvido, marketing, Product owners, devs, todo mundo mesmo
- descubra quem são os reais clientes, quem são as personas do projeto
- processo: visão comum, colaboração, aprendizado
- os anti-patterns do UX:
- designer gênio
- as tribos
- a torre de babel
- o email
- hipóteses:
- você faz algo pra alguém por algum motivo
- acreditamos que
- saberemos que isso é verdade quando virmos
- uma persona é um grupo de usuários com comportamentos similares.
- comunique visualmente sua ideia. Desenhe, não tenha medo.
- enxuto (LEAN) não é igual a barato (barato)