Tableless

Busca Menu

Palestras = 99% inspiração e 1% novidade

Seja o primeiro a comentar por

“Não vá assistir a uma palestra esperando aprender alguma coisa nova. Vá esperando se sentir inspirado”. Esse foi um dos melhores conselhos que recebi de um professor do MIT.

O real motivo para você parar o que está fazendo e ir assistir a uma palestra não deve ser impressionar os seus colegas ou tentar dar uma “escapada do escritório”. Deve ser para manter a sua inspiração ativa para trabalhar e estudar. Do contrário, você estará somente perdendo tempo.

Palestras, em geral, são repetitivas e causam o sentimento de “eu já sabia disso”. Não é somente você que se sente assim.

Por causa da minha profissão, sou obrigado a assistir muitas palestras. Se você for com a expectativa de aprender alguma coisa realmente nova, se sentirá frustrado na maioria das vezes. A maioria delas tem conteúdo que pode se encontrado em sites, artigos e papers na internet. Entretanto, as melhores são as que entram na categoria mencionada pelo professor: as que fazem você se sentir inspirado.

Palestras boas são como a dos irmãos Kelley, da IDEO, que assisti no MIT. São aquelas que fazem você realimentar a paixão de fazer o que você faz. Que fazem você voltar correndo para o escritório para tentar fazer algo diferente.

Lembro que os dois irmãos não falaram nada de inédito a respeito de inovação de produtos. No entanto, fizeram me sentir energizado o suficiente para imediatamente após a palestra rascunhar novas ideas para os projetos que estava envolvido.

Boas palestras são como um revigorante lembrete para a sua motivação.

Meio estranho falar isso, mas palestras não são exatamente sobre aprendizado, mas sobre energia e inspiração.

Publicado no dia