Tableless - Desenvolvimento inteligente com Padrões Web

04/08/2004
Geral

Acessibilidade fala com você

Baixei o Home Page Reader 3.0 da IBM. Apesar da voz “robotizada”, do sotaque, e do ritmo com que as palavras eram faladas, o programinha funciona! Naveguei em alguns sites, e notei que várias coisas podem influenciar a navegação com …

Por


Baixei o Home Page Reader 3.0 da IBM.
Apesar da voz “robotizada”, do sotaque, e do ritmo com que as palavras eram faladas, o programinha funciona!
Naveguei em alguns sites, e notei que várias coisas podem influenciar a navegação com estes programas. Desde a pontuação do texto até a semântica do código.

Exemplo?
O programa mudava de voz para falar títulos que eram marcados com tags h1, h2, etc..
Se o texto era marcado com tags de parágrafos, eu podia facilmente navegar por eles. E isso tudo usando o teclado.

Outra coisa é a colocação dos Alts nas imagens. É de extrema necessidade, que haja um texto descritivo relevante, em imagens importantes. Nas imagens que não precisam de descrição, basta colocar um alt vazio, isso não prejudicará o usuário e nem seu código.

A Web tende a crescer, isso quer dizer que mais pessoas irão acessá-la. Pessoas diversas, acessando por diversos meios. Seja com browser comum ou com leitor de telas, melhor, (ou pior), por um dispositivo móvel com leitor de telas. Fazendo um site, seguindo os padrões web, não vai ser bom apenas para você, para o programador ou para o bolso da empresa… vai ser bom também para qualquer tipo de usuário. Seja ele deficiente, ou não.

Por Diego Eis

Diego Eis criou o Tableless para disseminar os padrões web no Brasil. Como consultor já treinou equipes de empresas como Nokia, Globo.com, Yahoo! e iG. É palestrante e empreendedor.

http://twitter.com/diegoeis/

Veja os outros posts de

  • thiago

    Muito legal isso cara!
    Vou ficar mais atento..
    é pq esse tipo de dificuldade não assola a nossa maioria. mas, acho q as pessoas a tiverem, deficiencia visual, vão agradecer mto!

  • Lucas

    Excelente a dica!

    Só queria fazer uma sugestão… o xhtml2 ja foi ‘regulamentado’ pela W3C, não é mesmo?

    É valido um roteirinho basico dele com relação às diferenças pra primeira versao, né! Tem mta novidade interessante!

  • Henderson

    Muito bom mesmo!
    Usei já o DosVox para navegar na web e testar meus sites, é muito bom, uso atualmente o home page reader da ibm, isso mostra que a web está realmete evoluindo, pois logo estará cada vez acessível por vários dispositivos, independente do navegador, plataforma ou deficiência dos usuários.

  • http://www.contato.net justy

    Show de bola o texto! =P

  • http://www.micropower.com.br anderson farias

    olá! até que enfim alguma pessoa pensando em web para todos. não vou entrar no mérito da questão do hpr da ibm, até pelo fato de que trabalho numa empresa brasileira que desenvolve outro produto que vai além da internet, dando acessibilidade a todo o mundo windows; o que importa aqui é que vocês estão falando de um conceito novo que é a construção de sites acessíveis independente de quem seja o visitante do outro lado do teclado. parabéns! sou deficiente visual e curti pra caramba este site.