Tableless

Busca Menu

2010

Seja o primeiro a comentar por

Eu gostaria muito de fazer um artigo escrevendo uma retrospectiva do ano que passou. Mas isso é tão démodé, que resolvi deixar para lá. Mesmo assim, não há como falar do ano que vem, sem me alegrar dos avanços que o desenvolvimento web passou em 2009. Em 2009 foi o ano que os desenvolvedores se libertaram do IE6. Não que o IE6 seja uma coisa ruim, mas porque ele se tornou algo ruim, assim como os browsers de hoje podem se tornar um dia. Mas entenda, a saída do IE6, pelo menos para mim, foi um marco na história dos Padrões Web. É como se nós, desenvolvedores, tivessemos quebrado os grilhões que nos prendiam ao passado. Liberdade, entende? Isso prova que podemos mudar os paradigmas do mercado, quando quisermos.

2010 vai ser diferente. É o ano onde você começa um novo ciclo de desenvolvimento. Um ano onde você vai ser obrigado a mudar a sua forma de desenvolver. Melhor mudar sua cabeça se você acha que o HTML 5 é só uma sopa de novas tags. Melhor você rever seus conceitos, se você ainda acha Acessibilidade pode ser deixado para depois e que SEO é algo antigo e que ninguém acessa a internet via celular. E se você acha que a web vai continuar sendo a mesma para sempre. Leia:

“It’s been said today that, yes, this is a markup language for a Web page. But it’s a computing platform, too. The really big shift happening here is the shift to being a client-side computing platform,” Tim Berners-Lee

2010 é o ano onde você vai usar novas propriedades e seletores do CSS 3. Onde você vai fazer bordas arredondadas direto pelo CSS. Onde você vai abusar do Graceful Degradation e vai educar seu cliente a usar um browser mais novo. É o ano onde você dita as regras do mercado e não o contrário. Experimente mudar.

Se você ainda não percebeu, há um movimento grande a favor da evolução dos Padrões Web. 2010 não é 2004 onde você só começou a fazer tableless porque foi obrigado.

2010 é o ano para você mudar. Mudar seu método de trabalhar. Mudar seu browser padrão de navegação. Mudar a cabeça do seu cliente por mais que ele seja antiquado e retrógrado. Não importa o que você faça, mas mude.

Espero que 2010 seja realmente novo para você.

Publicado no dia