Tableless - Desenvolvimento inteligente com Padrões Web

16/11/2006
Geral

Apontador Web 2.0

Uso o Apontador há muito tempo. E já fazia tempo que eu estava descontente com aquele applet Java horrível. Com a vinda do Google Maps, que agora tem mapas brasileiros, eu quase tinha um bom substituto. Só faltava funcionar a …

Por


Uso o Apontador há muito tempo. E já fazia tempo que eu estava descontente com aquele applet Java horrível. Com a vinda do Google Maps, que agora tem mapas brasileiros, eu quase tinha um bom substituto. Só faltava funcionar a busca por endereços brasileiros.

E não é que eu entrei agora no Apontador e eles finalmente mudaram aquela velha interface? Trocaram o mapinha por um mapa Ajax na tela inteira, me mandaram direto para o conteúdo, agilizaram a busca e está funcionando bem rápido. E parece que funciona completamente no meu Firefox no Linux. A interação está muito mais confortável, destacando-se os seguintes pontos:

  1. Arrastar o mapão na tela inteira, principalmente funcionando rápido como está, é muito melhor do que as setinhas da velha versão HTML do Apontador. E muito mais leve que a velha versão Java.
  2. A busca está muito melhor assim. Muito mais fácil de usar.
  3. O site é um excelente exemplo de uso do Ajax. A antiga busca de endereço te levava por três ou quatro telas. Em cada uma delas você tinha que esperar carregar menus, cabeçalhos, rodapés, publicidades e etc.
  4. As ferramentas de agenda, clima, trânsito e traçado de rotas também foram muito bem implementadas. A impressão geral é de que tudo o que eu for fazer é mais rápido, e mais fácil de encontrar, nessa nova versão.
  5. O layout melhorou muito.

Senti falta da informação sobre CEP. Eu usava o Apontador ao invés do site dos Correios, que é quase sempre muito lento, pra consultar CEPs.

Puseram um selinho “web 2.0″ lá. O que vocês acham? Eu não tenho opinião formada sobre isso, fico meio com a pulga atrás da orelha. Queria ouvir a opinião de vocês.

Vamos ver se eles vão mesmo manter o espírito da coisa ao chamar de web 2.0. Algumas características dos sites web 2.0 que ajudariam bastante esse produto:

  1. Always beta: a melhoria contínua. O Apontador ficou congelado por anos, parecia um produto largado. Vamos ver se agora tem novidade toda semana.
  2. APIs públicas: por enquanto não vi nada disso, mas é assim com quase todo site web 2.0. Primeiro se lança o produto, assim que ele é bom o suficiente para ser útil. Algum tempo depois chegam coisas como APIs públicas. O problema é que infelizmente muitos nunca liberam APIs para nos divertirmos. Vamos ver que caminho o Apontador vai tomar.
  3. Conteúdo gerado pelo usuário: isso seria bem interessante. Imagine enviar para seus amigos uma URL do mapa de sua festa de aniversário, de modo que eles possam traçar rotas até lá? Ou alguma coisa como o Wikimapia? Quem sabe até um mash-up com a Wikimapia?

Está aí, Apontador, um exemplo de um site que sofreu uma melhoria muito grande, e um projeto para se acompanhar.

Por Elcio Ferreira

http://elcio.com.br/

Veja os outros posts de

  • Willian Mitsuda

    Já faz muito tempo que deixei de usar o apontador.

    Vi agora o site novo, mas não gostei muito.

    Hoje costumo usar o guiamais: http://www.guiamais.com.br/ruas/, muito mais prático e integrado c/ os mapas do google maps :)

  • Felippe

    Realmente, o site do Apontador melhorou muito. Estão de parabéns.

    Porém ainda prefiro o site do Guia Mais. Faz busca de CEP, procura por Comércios na Região, tem Roteiros de Bares, Grifes, enfim… Vale a pena conferir também!

    [ ] ‘ s

  • http://blog.dies-irae.us Rafael Oliveira

    Nossa, que mudança drástica, tiraram aquela bagunça azulada e deram uma bela alaranjada nas coisas, hein!? :) Ficou excelente mesmo, da até vontade de ficar brincando com o mapa. :D

    Ele foi um dos exemplos “ruins” que citaram no Dia Mundial de Usabilidade, por aqui.

    Té! =)

  • http://www.antenando.com.br Rael B. Riolino

    Muito bom esse Apontador…

    Ainda não conhecia ele…. está muito bem-feito!

  • http://www.leandro.art.br Leandro Marcel

    A ideia é boa só falta aplicar um pouco de usabilidade e arquitetura da informação que fica perfeito.
    O padrão de publicidade me incomoda um pouco isso poderia ser melhorado tbm.
    bom é isso vamos ver que rumo ele vai tomar agora como vão ser feitas as melhorias.

  • Gabriel Gavasso

    Olha.. eu não curti muito não o apontador…
    Sempre uso o http://www.guiamais.com.br/ruas
    Ele facilita a busca pelos endereços, apesar de os mapas não serem tão bons quanto o apontador quanto as cores e destaques no mapa.

  • William

    Nossa! Notícia legal! Eu utilizava o apontador a muito tempo, só que os serviços começaram a ser pagos.. etc… procurei por outro e tinha achado esse: http://www.guiamais.com.br/ruas/ é muito bom, ele usa os mapas do google… foi meu substituto para o apontador em java… Dá uma olhada! Falows!

  • Chan
  • Chan

    ué nao saiu minhas url´s estava faalndo do Guia Mais : http://www.guiamais.com.br/ruas/

  • Diego

    Eu ainda prefiro mil vezes o guiamais.com.br

    O Melhor guia de ruas do brasil…

    Abraços

  • Nélio Matos

    Gosto muito do serviço do Guia Mais.

    Acho mais completo, com a opção de escolher o serviço buscado, como bares, postos de gasolina e ainda visualizar a foto por satélite (ou misto de satélite e guia). Muito melhor.

  • Higor

    Eu também utilizava o Apontador, até que deixou de ser gratuito o “Traçar Rotas”. Passei a usar o Guia Mais Ruas (http://www.guiamais.com.br/saopaulo/ruas/) que tem um visual mais bonito (a navegação do mapa é em Flash) e é possível escolher a opção “Híbrido” e visualizar a rota traçada por cima dos mapas do Google Maps. Vale a pena experimentar. Give it a try!
    abs

  • Higor

    Ah! E a empresa que desenvolve o Apontador disponibiliza sim a API.
    http://www.webraska.com.br/desenv/documentacao.php

  • Pingback: Rafael Oliveira

  • http://www.rafaelbaialuna.com Rafael Baialuna!

    Opa.. gostei desse..até então não conhecia!

    Também não sou mto fã de javas e afins.. mas, conhece esse?

    http://www.br.map24.com

    Ainda não vi um sistema melhor.. foi o que mais funcionou (e funciona) para mim =)

    Abraços!

  • http://lucianorodrigues.com Luciano

    acho que tem muita gente lendo o tableless e clicando no link… o site ta fora do ar, hehehehe

  • http://www.azeitonapreta.com Frango

    Nooooosssaaaa q mudança é essa hein. Parece ate q o dono era um velhinho e passou a presidencia pro filho q e um nerd com 23 anos viciado em web.

    Muito bom o trabalho, mudança radical. Parabéns!!

  • http://www.fante.org Rodrigo Fante

    Fico muito bom mesmo!!!

  • http://codificar.blogspot.com Paulo Andrade

    Eu tb prefiro o guia+, mas o novo site ficou legal

  • http://www.deusnaoesurdo.com.br Leandro

    Como já comentaram antes falta um pouco de usabilidade e dar uma melhorada na arquitetura de informação. Gostaria de digitar apenas minha rua e ele já trazer as opções, dificilmente um usuário com pouco conhecimento vai saber colocar os dados na sequência solicitada (RUA, NÚMERO, CIDADE, UF), vou fazer um teste com minha vovó e se ela conseguir achar onde mora eu coloco o resultado aqui!

  • http://www.clickmouse.com.br André Souza de Freitas

    O Guia Mais é sem dúvida o melhor para mostrar mapas e endereços.

    Eles podem colocar o selo de web 2.0 e até 3.0 se quiserem, mas como desrespeitaram o usuário com um site lento e mal feito durante anos será difícil conseguir credibilidade novamente.

    Eles só conseguirão quando oferecerem serviços diferenciados, que não encontramos em outros sites, o que pelo que vi não é o caso.

    Go Guia Mais, Go!

  • http://www.apontador.com Rafael Siqueira

    Olá a todos.

    Primeiro vou me apresentar, mas peço que não me apredejem e nem me xinguem. Sou um dos fundadores e coordenador da área técnica da Webraska do Brasil dona do site Apontador.

    Viciado em WEB hehe sou sim e quando começamos estava com 23 anos, hoje estou com quase 30 anos. Porém o principal desenvolvedor de nossa equipe neste projeto de reestruturção acabou de fazer 18 anos, quase um nerd louco por internet que com seus 14 anos começou a trabalhar com desenvolvimento.

    Entendo a revolta de alguns quando o site fechou. Porém neste momento foi vital para a continuação da Webraska do Brasil, não queriamos que ela morresse como outras ponto.com. Porém muitos de nossos clientes(Guia Mais, Globo.com, Ondeestou, MapaFacil, hagah.com.br, etc) se utilizaram de nossa tecnologia para prover um serviço gratuito para todos.

    Agora gostaria de esclarecer ao conceito de Web 2.0 adotado pelo Apontador:

    A-) Always beta: a melhoria será contínua e sempre seguindo a sugestão de nossos usuários. Novas funcionalidades serão integradas constantemente e teremos uma área para que todos saibam destes incrementos e como utilizá-los.

    Novidades desta sexta-feira:
    Google Maps Satellite Images integrado com nossos mapas, muito similar ao Guia Mais.
    Novas funcionalidades na Comunidade Apontador

    Novidades previstas na próxima semana:
    Guia Rodoviário integrado com pedágios e informações relevantes para quem gosta de viajar.
    Busca por CEP

    B-) APIs públicas: Hoje utilizamos da integração de várias APIs de diferentes fornecedores para prover um serviço melhor(transito, clima, google satellite images, etc) a todos. Uma novidade para sexta feira será uma URL que permitirá qualquer um colocar em seu site a identifição no mapa de uma localidade de interesse.

    C-) Conteúdo gerado pelo usuário: Este é o ponto no qual mais acreditamos. A internet é para todos. Disponibilizaremos para toda a Comunidade Apontador a possibilidade de cadastrarem livremente pontos de relevância para todos. Dentre eles: seu cartão de visita, problemas no sistema viário, a informação de um trânsito online numa determinada região, eventos(sua festa de aniversário, feiras, etc), além de todos os tipos de pontos de interesse(restaurantes, bares, academias, aeroportos, serviços de assistencias, etc). Iremos além do Wikimapia, deixando a todos através de uma identificação única diponibilizar isto para seus amigos, familiares e inclusive colocar em seus sites, inicialmente com foto e link para mais informações do local.

    Os comentários de todos é de muita valia para nossa equipe e podem redirecionar diretamente para mim rafael@webraska.com.br. Podem ter certeza que estamos procurando fazer algo capaz de deixar a avó de todos sem medo de utilizar este site, seguimos o dilema “Don’t Make me Think”.

    Entendemos que a entrada de endereço parece um pouco complexa(RUA, NÚMERO, CIDADE, UF), mas alguma inteligência além desta forma de entrada já estão implementadas.
    - se o usuário por acaso não entrar a (CIDADE, UF) consideramos automaticamente a mesma da sua última consulta.
    - se o usuário não entrar (RUA, NÚMERO) buscamos pelos pontos centrais dos bairros desta cidade.
    Nas próximas implementações seremos capaz de identificar se foi colocado um CEP ou um cruzamento neste campo.

    Quem possuir um celular GSM, experimente instalar o Apontador GSM. Outras aplicações baseadas na tecnologia de celular serão disponibilizadas nos dias a seguir.

    Para finalizar, gostaria de garantir a todos que teremos uma parte de nossa equipe alocada para efetuar constantes evoluções desta ferramenta GRATUITA. A contribuição de todos é vital e impreencidível para nossa equipe. Convido a todos a se juntarem a Comunidade Apontador e enriquecerem esta sua ferramenta de mapas com os mais diversos conteúdos.

    Novamente somos humildes suficiente de pedir desculpas pelas frustrações causadas no passado e iremos apagar isto com o tempo. Implementaremos as funcionalidades sugeridas pelos nossos usuários, para facilitar ainda mais este serviço baseado em localização(LBS).

    Para abranger nossos serviços quebraremos todas as fronteiras nos dias a seguir.

    Abraços,

    Rafael Siqueira

  • http://elcio.com.br/ Elcio

    Olá, Rafael, como vai?

    É uma honra tê-lo comentando aqui. Percebo que vocês estão no caminho certo. E esse relacionamento pessoal com os usuário vai gerar bons frutos logo.

    Estou ansioso para ver as coisas que vocês estão preparando!

  • http://www.apontador.com Rafael Siqueira

    Oi Elcio Ferreira,

    Agradecemos pelo apoio. Nossa equipe neste desenvolvimento utilizou muito os conceitos apresentados no Tableless.com.br, somos defensores desta abordagem apresentada no site.

    Com esta nova filosofia da internet para todos, nada é melhor que uma pessoa que conhece a região poder falar sobre ela, coisas boas e que dependem de melhorias de outros orgãos.

    As portas estão abertas tanto para você, como para o Diego, assim como quaisquer outros que desejem contribuir com o conceito de “COMUNIDADE”.

    Ficamos a disposição de todos e agradecemos por ser um case abosrdado pelo Tableless.

    []‘s,

    Rafael

  • http://www.villasweb.com Edu

    Tem tb o MAP24
    http://www.br.map24.com/

    que eu achei ótimo e free

    Abraço

  • weno

    realmente o map24 é muito bom com destauque para o módulo de impressão com requintes de selecinonar o formato do papel.

  • http://www.hypemidia.com.br Júlio Siqueira

    Parabéns Rafael!! Muuuuuuito legal essa iniciativa “web 2.0″, tem que participar, disseminar essa comunidade mesmo…Assim todos vão entender de verdade o que já está acontecendo. Continue assim!!!

  • http://www.portalagitando.com Duhh Vilela

    Utilizo bastante o
    http://www.br.map24.com muito bom, não conheci outro site no Brasil com tamanha tecnologia usada neste buscador que incrivel que pareça é gratuito.

    isso é muito bom.
    Pois a linguagem free está cada mais vez mais no nosso mercado abrindo muitos espaços.

    depois que achei, foi amor a primeira vista :P

    Imagine você fazer sua rota e assistir ela ainda passando como um filme na tela do seu computador.

    Show de bola.. babei :P

    esse são um dos fatores que alguns anos atrás parei de usar o apontador.

  • http://www.ousar.net Cleiton

    Gostei das Informações… estarei utilizando esses conceitos em meu portal (www.ousar.net) também…
    Caso queiram fazer comentários técnicos sobre meu trabalho.. agradeço…
    dicas e sugestões são bem vindas tb..