Menu
X

HTML 5 – brevíssima introdução

Uma pequena introdução sobre HTML5 e sua história.

0

Quem já desenvolve para a web, usa e sempre usou HTML para fazer seus projetos. Quem começa a estudar Padrões Web, começa a estudar XHTML também e conseqüentemente começa a desenvolver sites com XHTML em vez de HTML. Isso não é uma coisa ruim, mas como já dissemos, o XHTML ainda não traz nenhuma vantagem imediata. É apenas um meio de se preparar para o futuro dos sonhos do W3C.

O HTML foi uma iniciativa do W3C que acabou sendo deixada de lado para que o XHTML ganhasse mais espaço. Infelizmente os passos do W3C estão andando muito devagar e o XHTML está longe de ser o que o W3C sempre pensou.

Desde 2004, logo após um workshop feito pelo W3C, empresas como Apple, Mozilla e Opera notaram que a direção do W3C estava se distanciando das necessidades reais dos desenvolvedores atuais e estavam se afastando do HTML.
Então em resposta, estas organizações e mais um bocado de desenvolvedores criaram a WHATWG (Web Hypertext Application Technology Working Group).

Outro ponto interessante é que o desenvolvimento do HTML 5 não é mais feita por uma grande organização com o W3C e sim por voluntários e desenvolvedores da área. Logo os próprios interessados que querem que este projeto dê certo, estão na ponta. Isso trás conforto para os desenvolvedores que não estão no projeto, porque pessoas que conhecem os problemas estão tratando de criar soluções adequadas.