Tableless

Busca Menu

Lições sobre semântica #2

Seja o primeiro a comentar por

E lá vamos nós de novo… Estou devendo a todos um artigo sobre semântica. Quero dizer que estou no processo… semântica é um assunto um tanto abrangente, então, aguardem.
Abaixo, mais uma questão sobre semântica. Qual a opinião de vocês?

Situação: Estou desenvolvendo um artigo, escrevendo no meu blog ou simplesmente fazendo um texto para um trabalho na faculdade. Achei na internet uma frase muito legal sobre o assunto que estou escrevendo, e gostaria de colocar no meu trabalho, artigo ou post do blog. A questâo é a seguinte:

Que tag é mais apropriada para colocar esta frase no meu texto?

  1. <cite> Aqui vai a frase importante que achei.</cite>
  2. <q> Aqui vai a frase importante que achei.</q>
  3. <blockquote> Aqui vai a frase importante que achei.</blockquote>

Qual a sua opinião?! Comente!~

CONCLUSÃO:
Acabemos com as dúvidas!
Esta situação é um tanto complicada. Para resolver este problema, nada melhor que aprender o que cada tag faz. Este é o óbvio da questão, e é a razão por estarmos aqui discutindo. Então, vamos as definições:

Tag “cite”: Ela serve para defifinir uma citação. Espere, não um texto ou uma frase, mas sim o nome do AUTOR ou o nome da FONTE de onde você tirou o texto ou a frase. Exemplo:
Horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo.<cite> Apóstolo Paulo</cite>
Ok?!

Tag “q” e “blockquote”: As duas tags “q” e “blockquote” são para definir o texto da citação. Com apenas um diferencial: A tag “q” define textos pequenos e a “blockquote” textos grandes. Logo, no exemplo acima, usaríamos a tag “q”:
<q>Horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo.</q> <cite>Apóstolo Paulo</cite>

Se o texto fosse maior:
<blockquote>5 Pois os vivos sabem que morrerão, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco têm eles daí em diante recompensa; porque a sua memória ficou entregue ao esquecimento.
6Tanto o seu amor como o seu ódio e a sua inveja já pereceram; nem têm eles daí em diante parte para sempre em coisa alguma do que se faz debaixo do sol. </blockquote><cite>Salomão</cite>

Então, resumindo: A tag “cite” é apenas para definir o nome do Autor ou Fonte de onde você tirou o texto. As tags “q” e “blockquote” servem para definir os textos da citação. Tag “q” para textos pequenos e a tag “blockquote” para textos grandes.

Ao usar as tags “q” e “blockquote” você defini um atributo chamado “cite”. O valor deste atributo é a URL de onde você tirou a citação.
<q cite=”http://elcio.locaweb.com.br/poesias/autor.asp?cod=1″>Feliz aquele que é capaz de amar até mesmo aquilo que não compreende.</q>
Entendido?

Portanto, a resposta da pergunta do começo do post, é que seria mais semântico usarmos a tag “q” para a frase, seguido da tag “cite” para definir o autor da frase.

Abaixo, veja os links que usei como referência:

Espero que as dúvidas tenham sido respondidas.

Publicado no dia