Tableless

Busca Menu

Sections: elemento aside – Parte 3

Seja o primeiro a comentar por

Engana-se se o você acha que o aside serve apenas para fazer “sidebars”. Lembre-se de outros blocos para utilizamos para expor algum tipo de informação referente ao assunto principal. Isso acontece muito em livros: dependendo do livro que você estiver lendo, como um livro técnico, ele pode ter caixas de informação durante todo o fluxo de texto do livro. Essas caixas normalmente servem para chamar sua atenção para alguma informação importante ou outras informações que agregarão mais ao conteúdo principal. O elemento aside fará esse papel quando se tratar de websites. Logo, tenha em mente: o elemento aside agrega mais informação ao conteúdo principal.

Algumas utilidades do aside: citações ou sidebars, agrupamento de publicidade, grupos e blocos de navegação e para qualquer outro conteúdo que é separado do conteúdo principal.

Dentro do aside você pode agregar por exemplo grupos de elementos nav, headers, sections e etc. Isso te permite fazer um menu lateral separando os grupos de informações:


Note que não utilizamos nenhum div, pelo contrário, utilizamos apenas tags que trazem algum tipo de significado semântico. Neste exemplo, indicamos para o navegador, aplicação, sistema de busca – qualquer outra coisa que acessará nosso código – que aquele é bloco lateral, e que cada grupo de nav é referente um assunto.

O elemento aside pode ir também dentro de um elemento article como uma caixa de notação ou algo do genêro. Nesse caso, quando o usuário imprimir, você pode dar ênfase a esta caixa como se fosse um box de informação, como nos livros.

Publicado no dia