Tableless

Busca Menu

Seu lugar ao sol

Seja o primeiro a comentar por

Você realmente acha que vai escrever CSS e HTML como escreve hoje em um cenário como este?
Você já parou para pensar onde CSS/HTML e Javascript se encaixam em um ambiente onde a web é praticamente camuflada por APPs específicos? Eu não estou me referindo a estes Apps como conhecemos hoje. Podem ser Apps instaladas ou WebApps, neste futuro, dá na mesma. Não há diferença.

Pior do que pensar o lugar que CSS e HTML estarão é pensar em como VOCÊ se colocará em um ambiente tão novo quanto este. O que realmente iremos fazer? Qual será o papel de cada um? Será que a metodologia de trabalho será a mesma?

Você também já deve ter visto o vídeo acima. Veja como os personagens utilizam seus gadgets e como tudo está sincronizado. A discussão aí não é se é melhor criar uma App ou uma aplicação Web, é se o seu produto é realmente relevante e se vai ajudar realmente a vida das pessoas. A forma como isso é oferecido não importa, porque em um cenário como esse tudo é igual. Não faz diferença nenhuma. A Web não é só o seu browser.

É por isso que eu acho que os desenvolvedores precisam acordar. Urgente.
Eu perco as contas de quantos desenvolvedores me castigam quando eu digo para ignorar totalmente os browsers antigos. Você acha que um futuro como mostrado nos vídeos ou qualquer outro tipo de futuro, vai ficar esperando um browser ser adequado aos padrões? Aliás, browsers existirão?

Você precisa repensar o que realmente é vida digital. Qual a real utilidade de se carregar um celular dispositivo móvel. Repense o que será design responsivo. Eu sei que a necessidade de hoje é adaptar websites e aplicações para as diversas telas, mas entende que isso é só uma necessidade que vai passar rápido? Vai passar rápido não porque é uma modinha sem importância, mas porque isso deverá ser padrão daqui pra frente. Assim como o Tableless. Lembra que falavam que isso era uma modinha e que já já passaria? Pois é.

Experimente fazer o exercício de entender o futuro da web. É algo que todo profissional web deveria fazer, principalmente os desenvolvedores. Não importa qual linguagem de programação você vai precisar aprender ou desaprender, o que importa é como ela será aplicada. Isso muda tudo.

Embora a ideia não seja apenas direcionada a Mobile mas para todos os meios de acesso, vale muito a pena ver a apresentação que o Michel Lent fez. Dá uma olhada:

Publicado no dia