Acessibilidade e os Padrões Web

Acessibilidade… Você já ouviu muito sobre isso. Quando vemos esta palavra, já relacionamos com site acessível aos deficientes visuais. <p> Acontece que isso é muito mais amplo do que parece. Acessibilidade sim, tem a ver com sites mais acessíveis aos deficientes, mas não só eles. Muito gira em torno disso, e às vezes ficamos condicionados a pensar dessa forma. </p> <p> Acessibilidade é para todos. Desde o usuário que tenta acessar o site do banco pelo desktop usando um browser como Opera e Firefox não conseguindo acessar corretamente o site, até aquele usuário que está preso no trânsito e aproveita para tentar mandar um email pelo seu PDA.

por Diego Eis 15/08/2004

Acessibilidade… Você já ouviu muito sobre isso. Quando vemos esta palavra, já relacionamos com site acessível aos deficientes visuais.

<p>
  Acontece que isso é muito mais amplo do que parece. Acessibilidade sim, tem a ver com sites mais acessíveis aos deficientes, mas não só eles. Muito gira em torno disso, e às vezes ficamos condicionados a pensar dessa forma.
</p>

<p>
  Acessibilidade é para todos. Desde o usuário que tenta acessar o site do banco pelo desktop usando um browser como Opera e Firefox não conseguindo acessar corretamente o site, até aquele usuário que está preso no trânsito e aproveita para tentar mandar um email pelo seu PDA.
</p>

<p>
  Fazer um site utilizando os padrões web, é fazer um site melhor acessível a qualquer plataforma ou dispositivo, sem qualquer esforço, ou ainda, sem fazer uma versão específica para um dispositivo específico.
</p>

<p>
  Isto é… Se você faz um site para desktops, com web standards bem feito, seu site vai estar muito bem acessível em leitores de telas e em dispositivos móveis. E você pode melhorar isso usando as famosas <a href="http://www.w3schools.com/css/css_mediatypes.asp">Media Types</a>. Assim, você deixa seu site muito mais acessivel para o dispositivo/plataforma escolhido.
</p>

<p>
  Temos que entender uma coisa. Não é porque o site é acessível que ele será compatível.<br /> Seu site certamente não será compatível quando comparado no Lynx e Internet Explorer. Mas será perfeitamente acessível aos dois, de formas diferentes, mas será acessível. No Lynx você não verá imagens bonitas, degrades e botões personalizados. Mas se você utilizar alts em imagens e até mesmo técnicas como <a href="http://www.stopdesign.com/articles/replace_text/">Image Replacement</a>, seu site será perfeitamente acessível.
</p>

<p>
  Logo logo a internet estará em todo o canto, e você não pode estar desenvolvendo sites apenas para um dispositivo.
</p>