patrocínio:

Como Criar um Logo de Sucesso: a História da Criação do Logotipo da Apple

Neste artigo você aprenderá como o logo da Apple foi criado, quem o inventou e como uma das marcas mais reconhecidas do mundo se desenvolveu

por Tableless Comentários ~ 6 min. / 1099 palavras

No século XXI, é quase impossível encontrar uma pessoa que não reconheça o logo da Apple. No entanto, poucas pessoas sabem por que a maçã mordida se tornou o símbolo da marca, quem inventou e qual é o segredo do seu sucesso. Você encontrará as respostas neste artigo.

A história do logo da Apple?

Não importa o quão banal possa parecer, masa história da Applee seu logo começou devido as grandes ambições de dois Steves - o Jobs e o Wozniak. Esses dois jovens tinham muito conhecimento, criatividade, entusiasmo e desejo de sucesso. Eles começaram a desenvolver os primeiros modelos de computador baseados no processador MOS Technology 6502. Em 1976, quando os primeiros modelos de PC surgiram, Ronald Wayne e eles, registraram oficialmente uma empresa chamada “Apple Computers Co”.

Mas por que a palavra “maçã” (apple) se tornou a base para o nome do futuro monstro do mercado de tecnologia? Existem duas opiniões diferentes:

  1. Quando a empresa destes dois talentos começou a montar computadores em uma das clássicas garagens americanas, Steve Jobs estava de dieta. O prato principal de sua dieta era maçãs.
  2. Era desejo de Steve de que o nome da empresa aparecesse primeiro na lista telefônica, antes do nome da Atari, organização na qual ele havia trabalhado.

O primeiro logo da Applefoi inventado por um dos cofundadores da empresa - Ronald Wayne. Ele deixou a empresa na segunda semana após a sua criação e vendeu sua participação de 10% por apenas U$ 800. Se ao menos ele soubesse que a Apple se tornaria uma das organizações mais ricas do mundo e o deixaria bilionário! Continue lendo para saber como era o logo original.

O símbolo, que mais tarde se tornou uma marca mundialmente famosa, foi desenvolvido por Rob Yanov. Steve Jobs pediu que ele criasse algo novo pois acreditava que o logotipo existente não era adequado para os negócios.

Para criar o futuro símbolo da Apple, o designer comprou várias maçãs, as posicionou em sua frente e fez diversos esboços, removendo gradualmente os detalhes desnecessários. Após 7 dias, ele mostrou o trabalho a Jobs. Era uma maçã mordida com listras coloridas.

Por que uma maçã mordida?

Existem algumas teorias que respondem a essa pergunta:

  1. Uma homenagem ao famoso matemático Alan Turing, que era o ídolo de Steve Jobs. A história da vida dele foi fascinante. Suas excelentes habilidades ajudaram a criar a máquina de descriptografia durante a Segunda Guerra Mundial. Então as pessoas descobriram que ele tinha uma orientação sexual não tradicional, considerada crime naquela época - a homossexualidade. Ele estava sob julgamento. Escolhendo a castração química como punição, Alan tornou-se recluso e, depois de algum tempo, cometeu suicídio, colocando cianeto de potássio em uma maçã que ele mordeu.
  2. Cansado de rabiscar, Rob decidiu comer uma das maçãs. Mas depois que ele mordeu, a inspiração bateu forte e a associação das palavras em inglês Byte e Bite (morder) começou a fazer sentido.

No entanto, quando Yanov foi entrevistado por repórteres, essas ideias foram dissipadas. A mordida na maçã foi criada para distingui-la de frutas e legumes com formas semelhantes.

Como era o logo no começo? (o logo original)

Источник -https://inkbotdesign.com

Você pode entender todo osentido do logotipo da Applese observar atentamente a primeira imagem (original) projetada por Wayne. Era enorme, cheio de pequenos detalhes, representando uma verdadeira obra-prima.

Isaac Newton era retratado no emblema. Ele estava sentado debaixo de uma árvore escrevendo algo. Uma maçã foi desenhada acima de sua cabeça. Estava prestes a cair, então o famoso físico faria a principal descoberta de sua vida - ele definiria a lei da atração. Se você ampliar a imagem, poderá ver a inscrição: Newton … Uma mente sempre navegando através dos estranhos mares do pensamento … Sozinho.

Os criadores dos iPhones e iPads estavam lançando coisas novas para o mundo, assim como Newton fez.

Como o logo da Apple se desenvolveu?

Источник -https://lifehacker.ru

A evolução do logo da Applenão foi rápida. A versão inicial não durou muito. Sua solidez e complexidade, apesar de seu profundo significado, não podiam ser tão reconhecíveis quanto as cores do arco-íris da maçã mordida de Yanov.

O antigo logo da Apple,criado originalmente por Ron, era monocromático. Mas Jobs solicitou que ele o criasse com as cores do arco-íris porque estava chegando a hora do lançamento do Apple II, com uma tela colorida, e ele queria que o logo também refletisse isso. Muitos sugerem que a maçã colorida se trata de uma modificação da bandeira da comunidade LGBT+. No entanto, isso é uma interpretação errônea. O logo colorido da Apple apareceu um ano antes da bandeira do arco-íris.

Do logo colorido ao monocromático

Источник -https://businessman.ru

A maçã mordida colorida foi o símbolo da marca até 1988. Naquela época, Jobs retornou à empresa após 13 anos de ausência. Mudanças eram necessárias. O iMac G3 com corpo colorido estava disponível para venda. Portanto, o criador do novo produto, Jonathan Ive, que agora é designer e vice-presidente da Apple, decidiu mudar a aparência do logo da empresa, retornando à versão original - monocromática. Isso foi feito por duas razões:

  • Dar um “novo fôlego” à empresa, que estava desesperada naquele momento;
  • Destacar o fato de que a empresa “amadureceu” e, apesar do que estava passando, conseguiria se levantar e crescer ainda mais.

Além disso, o emblema do arco-íris parecia deslocado no case colorido do Mac, mas uma maçã preta mordida ficava ótima. Tornou-se novamente um símbolo de sucesso e inovação.

Como o logo é agora?

Источник -https://patentus.ru

Hoje, o emblema da Apple é modesto, mas tocante. Está assim desde 2007, quando a empresa apresentou os primeiros iPhones e parou de fabricar consoles de computadores. Então Jonathan Ive entrou no jogo novamente, ele remodelou o case iMac G3 e desenvolveu uma nova versão. Agora a maçã traz tons de cinza, semelhantes ao metal e alumínio com brilho. É relevante para estes dias.

Como seria o logo se fosse criado com a ajuda de um gerador online?

Criar um símbolo para a sua empresa é um processo simples se você usar o serviço online docriador de logo Logaster. Este serviço ajudará você a criar diversas variações de um logotipo a partir das quais você poderá escolher a mais adequada para o seu objetivo específico.

Imagineo que significa o logo da Apple, então gere opções em um serviço online e veja os resultados. Acredite, você vai se surpreender! Afinal, se Steve Jobs tivesse a oportunidade de obter uma imagem espetacular com a ajuda de um recurso desse tipo, ele definitivamente experimentaria.

Outras marcas já repetiram o sucesso da maçã mordida. Você também pode!