Configurando Bower e Polymer

Bower é um gerenciador de pacotes e dependências muito utilizado hoje em dia. O Polymer é um novo polyfill do Google para Web Components. Neste artigo veremos algumas configurações do Bower e criaremos nosso primeiro web component com Polymer.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=owT5n9jlzVI?rel=0]

Bower

Criado pelo Twitter, o Bower promete melhorar o gerenciamento de suas dependências no client-side. Via terminal, você controla tudo, desde instalar uma Dependência até atualizar a Dependência.

Instalando o jQuery via Bower

O caminho normal para usar o jQuery no projeto é entrar no site, baixar o script e salvar no diretório do projeto. Você tem que fazer isso toda vez que o jQuery (ou qualquer outro script de terceiros) é atualizado.

Com o Bower não: primeiro você instala a dependência:

bower install --save jQuery

e quando sai uma nova versão, é muito mais fácil.

bower install jQuery#version

Simples assim.

Polymer

Polymer é um polyfill para web components, que é uma especificação bem recente, composta por 4 novas especificações sendo elas: Custom Elements, HTML imports, Templates, Shadow Dom.

Web Components promete um cenário onde constrói ou estender suas Tags e elementos. O Polymer veio para ajudar nesse processo, trazendo essas vantagens hoje, mesmo antes da especificação ser oficial.

Via Bower, baixe o Polymer:

bower install --save polymer

Para ter mais detalhes, veja o vídeo no início do artigo.