Tableless

Busca Menu

Efeito Parallax, o novo Flash?

Seja o primeiro a comentar por

O que é Parallax?

O efeito paralaxe basicamente é uma abordagem de design do site que tem sido usado por vários anos e agora leva o seu nome a partir do conceito de movimento paralaxe é muito interessante quando bem utilizado e pode ser bastante explorado se você for criativo. Você pode ver um artigo sobre como fazer um efeito parallax em apenas 3 passos aqui.

Um dos principais benefícios do uso de projeto paralaxe é que ele permite que o site conte uma história para o visitante apenas por rolagem, não necessariamente uma história do tipo joão e maria com final feliz, mas uma linha de raciocínio lógico para informar o usuário ou até mesmo induzi-lo a alguma ação final seja ela curtir, compartilhar ou comprar algo.

Como funciona search Google
Uma boa demonstração desta técnica narrativa é encontrada em “como funciona a busca“, onde o Google explica em termos muito básicos como o motor de busca funciona.

Um outro ponto positivo é que as páginas ficam esteticamente mais interessantes, mais agradável para determinados tipos de público e provavelmente faz com que os usuários curtam ou compartilhem mais a página. Reforçando: eu disse provavelmente, isso depende muito do seu público.
Uma vez curtida ou compartilhada, gera engajamento social e isso ajuda no posicionamento do seu site, uma vez que SEO e Social Media estão cada vez mais próximos.

Como o efeito parallax afeta o SEO?

Semelhante ao Flash e AJAX, o paralaxe apresenta um grande desafio para SEO o principal problema é o fato do conteúdo estar concentrado em uma única página tornando difícil otimizar o site para uma variedade de palavras chaves.

A grande sacada de um projeto SEO é justamente trabalhar o máximo de palavras chaves possível dentro do site, informações disponibilizadas do próprio Google mostra que a cada 5 buscas 1 é um termo novo jamais buscado.

Analytics

Muitos sites utilizam como um indicador de performance o tempo do usuário dentro da página para uma página paralaxe não é uma métrica aconselhável, pois o usuário nunca trocaria de página então esse tempo certamente seria alto.
Um outro ponto a ser discutido é a análise do comportamento do usuário dentro da sua página, cruzando informações de um heatmap com o Analytics você pode ter dados valiosos do comportamento do usuário, quando você está em uma página parallax você acaba tendo um trabalho extra em fazer as configurações corretamento no Analytics.

Mobile

Já parou para pensar que o comportamento do usuário está mudando, hoje estamos assistindo novela, jogo, filme e estamos com o celular ou tablet do lado conectado olhando o que está acontecendo nas mídias sociais.

Agora te pergunto paralaxe funciona em dispositivos móveis?

Nem precisa me responder, já fiz o teste utilizando a própria página do Google “como funciona a busca“, a equipe de desenvolvimento teve que criar uma segunda versão do site especificamente para dispositivos móveis.
O projeto que era uma página paralaxe ficou estática no mobile e foi separado em 3 páginas.
mobile funciona search google

Então a melhor opção é não utilizar Parallax?

Se no projeto que está participando o objetivo é obter visibilidade dos buscadores, então o ideal é evitar a página com efeito paralaxe, mas existem soluções criativas quando o assunto é SEO e Parallax veja um exemplo interessante: Uma abordagem seria combinar uma navegação “normal” (com links e páginas) e as principais páginas de entrada ter o efeito parallax, com essa abordagem você ajuda a garantir que cada página tenha a sua palavra chave explorada ao máximo.

Conclusão

O efeito paralaxe não é tão ruim, sim, é melhor que um site todo em Flash ou em Ajax, mas não é ideal se o objetivo do seu site é ter visibilidade através dos principais buscadores, mas como falado nesse post você pode ter bons resultados com a otimização do seu site já que SEO e Social estão cada vez mais pertos.

Publicado no dia