Tableless

Busca Menu

Flock 1.0 – agora dá para usar

Seja o primeiro a comentar por

O Firefox é o browser do meu coracão. Não vivo mais sem suas extensões. Se você é desenvolvedor e usa Firefox, sabe do que estou falando.
Só que eu não sou apenas desenvolvedor. Nas horas vagas, sou gente normal. Gosto de passar uma parte do meu tempo navegando pelos meus sites prediletos. Por isso, eu gastava algumas horas procurando por extensões que me deixassem mais ligado em sites como Flickr, Twitter e Del.icio.us.
O Flock, durante algum tempo, tinha a promessa de ser um browser que facilitasse nossa relação com os serviços online. Até então, pelo menos para mim, ele não tinha alcançado este objetivo. Parece que tudo mudou de figura. Foi lançado a versão 1.0 do Flock para Windows, Mac e Linux e pelo menos até agora, estou gostando bastante.

Depois da instalação, ele me perguntou se eu gostaria de importar meus favoritos e outras configurações do Firefox ou Safari. Disse para pegar tudo do Firefox. Isso foi feito sem o menor problema.

Extensões do Firefox

Mesmo o Flock sendo baseado no Firefox, minha primeira preocupação foi testar as extensões que eu mais uso no Firefox. Nas versões anteriores do Flock, muitas delas davam defeitos e eu acabava não migrando de browser por conta disso. Mas agora, depois dos testes, parece que a versão 1.0 está totalmente estável para o uso de extensões do Firefox.
Instalei aqui: ColorZilla, Measureit, Web Developer, Gmail Manager, Mouse Gestures e FoxMarks. Todas elas funcionaram sem problemas.

Cadastro e uso dos Serviços Online

Achei um pouco complicado de cadastrar meus serviços online. Demorei para notar que eu tinha que entrar no site do serviço, me deslogar e logar novamente para ele detectar o login e assim cadastrar no Flock. Entretanto, depois disso, tudo foi bem transparente. A interface é bem acabada, mesmo assim achei tudo bem apertado no painel lateral. Talvez exista a possibilidade de customizar essa opção.

Contudo, há muito o que melhorar com a interface para facilitar o uso de alguns serviços. Não descobri uma maneira fácil de dar Reply em mensagens do Twitter, a não ser digitando na unha. Ele também não dá nenhuma pista de qual seja o apelido dos usuários. O que dificulta se você quer responder a mensagem do seu amigo.

Já o uso do Flickr é sensacional desde as versões anteriores do Flock. Mesma coisa para o Del.icio.us e outros serviços. Foi implementado também serviços como YouTube.

Outros pontos

O visual geral do Flock, na minha opinião, é melhor que a do Firefox. E há suporte para a instalação de outros temas.

Há uma parte que gostei muito chamada My World. Seria uma espécie de página onde você fica por dentro do seu “profile” do Flock. Confere suas contas de serviços, vê suas visitas e movimentações nos serviços cadastrados e etc…

Gostei bastante também da interface de blogging. Integrei o Flock com o WordPress do Tableless. Ficou mais fácil blogar.

Se você quiser testar o Flock, indico, pelo menos por agora. Vou dar mais pitaco sobre ele conforme vou usando pelo meu Twitter.

Tags: , , , , ,

Publicado no dia