Lições sobre semântica #1

Eu vi a idéia em um site, e gostei muito, por isso vou aplicar aqui no Tableless. A idéia consiste no seguinte: Colocarei aqui regularmente umas perguntas sobre semântica. Darei duas ou três opções e você dará sua opinião postando nos comentários. Acho que isso ajudará a desenvolver uma idéia geral sobre semântica e como construir uma estrutura correta. Para fazer o título de uma lista, qual o mais semântico?

por Diego Eis 08/11/2004

Eu vi a idéia em um site, e gostei muito, por isso vou aplicar aqui no Tableless.

A idéia consiste no seguinte: Colocarei aqui regularmente umas perguntas sobre semântica. Darei duas ou três opções e você dará sua opinião postando nos comentários. Acho que isso ajudará a desenvolver uma idéia geral sobre semântica e como construir uma estrutura correta.

Para fazer o título de uma lista, qual o mais semântico?

Lorem ipsum

  • Dollor
  • Sit ames
  • Ipsum
Lorem ipsum
Dollor
Sit ames
Ipsum

Concluindo

Vamos acabar com as dúvidas?

Na minha opinião, o jeito mais semântico e certo de se fazer é a primeira opção. Pois veja:

Na segunda opção usamos listas de definição. As Listas de definição servem para que você coloque uma definição, uma explicação, uma descrição sobre um ítem específico.

Então, na segunda opção, vem o ítem “Lorem ipsum” e logo abaixo as definições sobre este ítem. Já na primeira opção, vem o título “Lorem Ipsum” e logo abaixo a lista.

Para entendermos melhor, vamos ver o resultado dos dois códigos em uma página, sem nenhuma formatação de css. Veja este resultado aqui.

Percebemos que a primeira opção é a mais coerente em relação a segunda. O título da primeira opção parece ser um título referente a lista. Já na segunda opção, o que deveria ser o título da lista, não se comporta como tal.

Leitores de tela, browsers de texto, robôs de busca e etc, só interpretam como título tags Hn (h1, h2, h3, h4, h5, h6).

Espero que eu tenha esclarecido a dúvida e que vocês tenham gostado da idéia, até a próxima.