patrocínio:

Comentário: Se compare com os outros

por Diego Eis 22/05/2019 Comentários ~ 2 min. / 340 palavras

Essa foi uma série de tweets que fiz outro dia. No final, tem o link da thread. Segue as anotações:


“Uma dica (vale para todos, mas principalmente devs): sempre se compare com os outros. Existe uma falácia de que vc não pode se comparar com ninguém. Que fazer faz mal. Mentira. Você precisa sim entender quem é igual a você, quem é melhor que você e quem é pior que você.

Isso é necessário para que você tenha consciência do seu nível técnico atual, de onde você estava e onde você quer chegar. Você não deve se comparar por ego, mas para entender onde você precisa melhorar para chegar no próximo degrau e também para conhecer sua progressão.

O que você aprendeu para estar no nível que está hoje? O que você tem que aprender para chegar no próximo milestone? Aumentar de nível não é aprender tudo o que vem pela frente. Requer inteligência para aprender só o necessário, da maneira certa, no momento certo.

Se você sabe quem é melhor que você (e saber identificar quem é melhor pode ser um problema, mas é outra história), você já sabe o que talvez você tenha que aprender para chegar no nível técnico daquela pessoa.

Nenhuma faculdade, nenhum curso, nenhuma empresa, nenhum projeto vai te ensinar isso. Você precisa se planejar e entender seus objetivos de longo prazo para traçar um plano de curto prazo.

Não caia na besteira de fazer 203 cursos online, de comprar 323 livros antes de ter certeza de onde você quer chegar. Tenha uma referência sólida, firme, que seja difícil de se igualar. Isso vai te garantir chegar um lugar privilegiado. Se desejar pouco, você terá pouco.