patrocínio:

A revolução dos sites com JAMstack

Uma nova maneira de criar sites e aplicativos

por Tailo Mateus Gonsalves 27/03/2018 Comentários ~ 3 min. / 505 palavras

JAMstack é uma nova maneira de criar sites e aplicativos que ofereçam melhor desempenho, maior segurança, menor custo de escala e uma melhor experiência de desenvolvimento. Para ser considerado uma JAMstack o projeto deve atender os seguintes critérios:

  • JavaScript
  • APIs
  • Marcação

O que é JAMstack?

O termo foi criado por Mathias Biilman para descrever “Uma arquitetura de desenvolvimento moderno baseado em JavaScript no cliente, API reutilizáveis e Markup pré-construído”.

Um exemplo de JAMstack


Imagine um CMS, cada visita na aplicação ela teria que gerar consultas no banco de dados no back-end, coletar as informações e após devolver para o usuário. Com o JAMstack é exibido o HTML gerado, sem a necessidade de renderizar informações de um servidor. Com isso o tempo de carregamento é mais rápido e diminui os riscos com segurança.

Em um CMS tradicional, em muitos casos, o código é enviado através de um FTP e as atualizações de conteúdo realizados com WordPress ou Drupal. Na JAMstack esse processo de envio de código ou atualizar conteúdo pode ser realizado somente pelo Git.

Enquanto isso em um universo paralelo, isso está acontecendo:

Gráfico comparando Git e FTP

Sou empresário, como ganho com isso?


Vou te mostrar uma fórmula curta e que talvez possa te convencer:

Site mais rápido -> melhor experiência do usuário e classificação do Google -> mais tráfego -> mais dinheiro.

Cale-se e pegue meu dinheiro

Mas caso você for apenas um desenvolvedor, também tenho uma fórmula para te deixar muito feliz:

Site mais simples -> mais seguro e confiável -> menos coisas imprevistas -> paz de espírito.

O outro lado da moeda


E os usuários não técnicos? Produtores de conteúdo que estão acostumados com os editores do estilo do WordPress e que não estão familiarizados com markdown e GitHub?

Este é realmente um problema e algumas soluções estão começando a surgir. Ferramentas como Prose.io, integram o GitHub para fornecer uma UI mais amigável para os autores não técnicos.

Para as lojas virtuais que utilizam WordPress ou WooCommerce, um site estático é uma opção totalmente viável. Snipcart é um carrinho de compras escrito em JavaScript e permite que desenvolvedores adicionem novas funcionalidades em qualquer site. Ainda existem outras soluções como Foxycart e botão de comprar do Shopify.

Logo…

Isso é para mim?

Como qualquer ferramenta ou metodologia, não existe bala de prata, tudo vai depender do problema que você quer resolver. A principal desvantagem que observei são os serviços para usuários com pouco conhecimento técnico, as ferramentas para esse público ainda estão em evolução.

No entanto, o desenvolvimento web estático atingiu um nível que em muitos casos as vantagens superaram as desvantagens, e o uso das novas ferramentas, plataformas e serviços vai impulsionar ainda mais esse ecossistema.

Para ler mais

Official site

A JAMstack-ready CMS

What is JAMstack and why should I care?

New to JAMstack? How to make a site from A to Z

Build a JAMstack-Powered Website in 4 Steps

Go static: 5 reasons to try JAMstack on your next project

JAMstack for Clients: Benefits, Static Site CMS, & Limitations


Agradecemos o patrocínio da empresa por nos ajudar a manter o site, sempre cuidando para que possamos publicar conteúdo de qualidade para a comunidade.