Tableless

Busca Menu

Video Tutorial #11 – Amostra do Opera Mini

Seja o primeiro a comentar por

Bem, este não é um video tutorial como os outros. Eu só tentei capturar com uma webcam furreba algumas imagens do Opera Mini.

Para quem não sabe, o Opera Mini é a versão do Opera para celulares com Java. O Opera tem uma série de versões de seu browser. Começa em desktops, passa pelo Nintendo DS, chegando até ser base para Media Lounge. Sem dúvida, um dos melhores browsers atualmente.

Eu capturei o video em AVI, mas ficou enorme, na faixa de 200, 300Mb… Tentei transformar em SWF, como faço normalmente com os videos tutoriais do Tableless, mas ficou com 30Mb, muito ruim também. O melhor jeito que eu encontrei foi transformar em DIVX. Para ver, você precisará ter algum player que toque arquivos .divx.
Vou tentar criar outra versão mais acessível, se alguém souber de algum jeito fácil, por favor, diga.

Video Tutorial #11 – Opera Mini
Tamanho: ~7Mb
Tempo: ~1m00

O Opera Mini se mostrou muito robusto. Bem fácil de manusear. Fazer um browser para aparelhos celular não é coisa fácil. Você é muito limitado a algumas ações, mas o Opera conseguiu se mostrar muito acessível. As opções são fáceis de encontrar e de acessá-las pelo teclado.

Nos desktops, o Opera sempre teve as melhores formas de navegação via teclado, e no celular ele ainda consegue manter este padrão. Você consegue navegar facilmente pelos links. Rolar a página também não se mostrou um problema, ele tem um rolamento suave que quebra um galhão.

Como estamos falando de um browser para celular, as configurações que você tem acesso são bem resumidas. Você pode baixar skins, gerenciar marcadores (favoritos), gerenciar histórico, aumentar qualidade das imagens, definir se você quer ver ou não ver imagens, aumentar tamanho de fonte, etc…

Quem tiver a oportunidade de instalar no seu celular, não perca tempo.
Se você não pode instalar o Opera Mini, não se preocupe, no site do Opera há um Simulador do Browser em seu site. É só visitar e testar.

Se você quiser mais vídeos e em alta-resolução, visite o Campus Online. Lá você vai encontrar vídeos tutoriais de Tableless, Ajax, Javascript e boas práticas de desenvolvimento web.

Publicado no dia